Grupos de Trabalho

GT1 – COMUNICAÇÃO POPULAR, COMUNITÁRIA E CIDADÃ
Teorias e resultados de pesquisa empírica sobre a comunicação popular, comunitária e alternativa e demais expressões de comunicação cidadã em suas intersecções com o exercício da cidadania nas interfaces com classe social, gênero, geração, etnia, religião, regionalismo e migrações na construção da cidadania. A comunicação no contexto dos movimentos sociais, sindicais, comunidades e organizações não governamentais, mediada e não mediada por tecnologias. Análises das apropriações dos meios tradicionais e das mídias e redes sociais digitais pelos movimentos populares. Comunicação/mídia e educação. A participação popular na comunicação. Políticas de comunicação e democratização da comunicação. O direito à comunicação.

GT2 - CULTURAS POPULARES, IDENTIDADES E CIDADANIA
Processos de comunicação cidadã e relações com as culturas populares. Manifestações populares e identidades culturais. Hip hop, culturas urbanas e cidadania. Espaço, comunicação e cidadania. Ação cultural, comunicação e contra-hegemonia. Interculturalidade e cidadania. Direitos humanos e de cidadania na contemporaneidade. Diversidade cultural, comunicação e minorias. Comunicação, gênero, etnias, juventudes e doenças sociais na tecnocultura. Territorialidades, produção cultural e cidadania.
Religiosidade popular e identidades culturais.

GT3 - MOVIMENTOS SOCIAIS E ATIVISMO MIDIÁTICO
Participação cidadã e protagonismo midiático. Tipos de midiativismo. Midiativismo no contexto de movimentos sociais populares, coletivos, ONGs e suas expressões comunicativas, estéticas e políticas. Pesquisas sobre apropriações e os usos das tecnologias, plataformas e dispositivos da informação e da comunicação na ampliação da cidadania. O ativismo cívico em blogs, redes sociais online, plataformas digitais por parte de movimentos sociais e ativistas das mídias alternativas. Comunicação e redes de
articulação, mobilização, colaboração como resistência.

GT4 - PRÁTICAS PROFISSIONAIS E FORMAÇÃO CIDADÃ EM COMUNICAÇÃO
O ensino de comunicação e compromisso social do comunicador. Meios de comunicação locais e desenvolvimento social. A prática cidadã em meios de comunicação (nacionais, regionais e locais). Observatórios de mídia. Ética, interesse público e a crítica midiática. Conceitos e estudos de práticas de relações públicas comunitárias e de publicidade social. As experiências de editoração na ampliação de

vozes cidadãs. O jornalismo alternativo: histórico, conceitos e atualizações nas práticas sociais.

GT5 – Tema central: COMUNICAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE
Estudos sobre as posturas dos meios de comunicação em relação aos direitos da pessoa humana e de cidadania. A comunicação cidadã em suas intersecções com o exercício da cidadania. Mídias na construção da democracia. Direitos humanos, cidadania na contemporaneidade. Diversidade cultural, comunicação e minorias. Questões teóricas e experiências históricas de mídias alternativas no contexto do movimento feminista, do movimento negro e dos movimentos LGBTTI. Regionalismo, culturas e migrações na (des)construção da cidadania como direito universal.